REGULAMENTO CIRCUITO MARES

Maratona aquática / Aquathlon / Corrida

Temporada 2019 / 2020

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

O CIRCUITO MARES Temporada 2019/2020 será disputado em 5 etapas validas para ranking. As datas e locais de prova serão divulgadas na pagina oficial do evento:www.circuitomares.com.br

A Premiação do rank Temporada 2019/2020 será realizada durante as ações do pré- evento CASA MARES na primeira etapa da Temporada 2020/2021.

 

O evento CIRCUITO MARES tem característica de provas competitivas e de participação, abrangendo assim participantes de todos os níveis de treinamento.

 

O objetivo do evento é promover a pratica de atividade física e fomentar as modalidades de natação, corrida e Aquathlon. Prima pela

segurança dos atletas e pelos princípios de sociabilização, competitividade e respeito.

 

CAPITULO I – DAS FINALIDADES E REGULAMENTO

Art.1º O regulamento Circuito Mares tem como finalidade ditar as regras das provas de Maratonas Aquáticas, Aquathlon, Corrida, Corrida Kids do evento Circuito Mares na temporada 2019/2020.

§ 1º Ao aceitar os termos de inscrição o atleta se responsabiliza a cumprir as normas ditadas neste regulamento para sua participação no evento.

§ 2º A não observação ou cumprimento das regras dispostas neste regulamento são suscetíveis à desclassificação do atleta ou equipe conforme avaliação da comissão organizadora prevista no Capitulo IV deste regulamento.

CAPITULO II – DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS PROVAS

Art.2º A realização do Circuito Mares é de responsabilidade da Interativa Assessoria Esportiva que ficará responsável pela organização, cobertura técnica, execução, premiação, arbitragem, elaboração do regulamento específico e homologação dos resultados das provas. As etapas são realizadas em parceria com a Prefeitura da cidade sede que é responsável pela infraestrutura, segurança da prova e na arena do evento, suporte médico, logística local e materiais necessários de suporte para realização das provas.

CAPITULO III - DAS INSCRIÇÕES

Art.3º As inscrições devem ser realizadas pelo site www.circuitomares.com.br de acordo com as instruções fornecidas no local apropriado para inscrições nas provas.

§ 1º A taxa de comodidade que remunera não só os custos da inscrição online, mas também garante segurança e conveniência à transação realizada pelo atleta está embutida no valor de inscrição. Compra de inscrição em outros Sites de venda que não o do Circuito Mares poderá ter cobrança da taxa conforme politica de cada site em específico.

§ 2o Inscrições feitas em grupo ou equipe devem ser realizadas diretamente à organização por meio de transferência ou depósito bancário. Para isso o responsável pelo grupo / equipe deve contatar a organização para cadastrar a equipe pelo e-mail grupos@circuitomares.com.br

 

§ 3º Às equipes cadastradas ao Circuito Mares será oferecido: 1 cortesia para cada 10 atletas pagantes. Equipe com 6 a 9 atletas pagantes 50% cortesia para o técnico. Prazo de virada de lotes e valores de inscrição também são diferenciais para equipes cadastradas. Mais informações pelo e-mail grupos@circuitomares.com.br

 

§ 4º A data limite e valores dos lotes serão divulgados no site do evento.
Art.4º Não serão aceitas inscrições sem pagamento efetuado dentro do prazo estabelecido.

Art.5º Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições com dados incompletos e/ou encaminhadas fora do prazo estabelecido.

 

§ 1º O fornecimento dos dados corretos são de responsabilidade do atleta ou responsável pela inscrição. Esses dados são fundamentais para o cadastro correto do atleta, identificação do mesmo e acúmulos de pontos individuais e por equipe. A organização não se responsabiliza por erros no cadastro no momento da inscrição. O preenchimento inadequado dos dados de inscrição é passível de desclassificação do atleta.

CAPITULO IV - DAS SANÇÕES

Art.6º Serão passíveis de desclassificação, penalização ou suspensão:

a) Atletas que provocarem a dificuldade na sua identificação;
b) Atletas que não cumpram atos técnicos e disciplinares vigentes nesse regulamento;
c) Desacato e ofensas aos árbitros e membros da organização por parte de atletas, dirigentes e quaisquer outros membros participante do evento;
d) O atleta que participar das provas fora de sua categoria correta, excetuando-se as situações previstas neste regulamento;
e) Atletas que não cumprirem o percurso determinado pela organização;
f) Atletas que praticarem conduta antidesportiva;
g) Atletas que fornecerem informações erradas no processo de inscrição.

CAPITULO V - DOS RECURSOS

Art.7º Como instrumento das decisões que porventura provoquem interpretações divergentes entre as decisões e procedimentos da arbitragem, os participantes e equipes representadas terão direito ao recurso.

Art.8º Os recursos deverão ser apresentados pelo responsável da equipe participante por escrito ao Árbitro Geral.

Art.9º O prazo para apresentação do recurso será de até 15 minutos após a apresentação do resultado.

Art.10º O recurso será apreciado e deliberado pelo Árbitro Geral.

CAPITULO VI – SUSPENSÃO OU CANCELAMENTO DA PROVA

Art.11º Primando pela segurança dos participantes a comissão organizadora pode determinar o cancelamento da prova, iniciada ou não, por questões de condições climáticas, segurança pública ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova por qualquer um desses motivos essa será considerada realizada e não será designada nova prova ou ressarcimento de valores de inscrição.

 

§ 1º Os participantes do Circuito Mares ficam cientes que assumem no ato da inscrição toda responsabilidade por riscos e danos causados por eventual cancelamento de alguma prova por qualquer um dos motivos citados no Art. 11o deste regulamento não gerando qualquer responsabilidade aos organizadores do evento.

 

§ 2º Na hipótese de cancelamento ou interrupção da prova não haverá devolução de taxa de inscrição.

CAPITULO VII - TERMOS DE RESPONSABILIDADE E DIREITO DE IMAGEM

 

Art.12º No ato da inscrição no evento o participante declara estar ciente deste regulamento e para os devidos fins de direito declara que:

Estou em plenas condições físicas e psicológicas para participação nesta prova e que estou ciente que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de participar de atividades físicas.
Assumo, por minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas consequências pela participação neste evento (que incluem possibilidade de invalidez ou morte), isentando a organização do evento, seus organizadores, colaboradores e patrocinadores de toda e qualquer responsabilidade por quaisquer danos materiais, morais, ou físicos que porventura venha a sofrer advindos de minha participação nessa prova.

Declaro ter lido e aceito a me submeter a todos os termos do regulamento do evento Circuito Mares.
Autorizo o uso de minha imagem para fins de divulgação do evento seja ela por foto ou vídeo em qualquer meio de comunicação, sem geração de ônus para a organização do Circuito Mares, seus organizadores, mídias e patrocinadores.

Assumo todas as despesas provenientes de minha participação no evento Circuito Mares incluindo, hospedagem, traslados, assistência médica, alimentação, seguros e quaisquer outras despesas antes durante e depois da realização do evento.

 

Art.13º Quaisquer deliberações ou ações não previstas neste regulamento devem ser submetidas à análise da Comissão Organizadora do Circuito Mares que contará em cada etapa com 3 membros voluntários inscritos e eleitos durante o Congresso Técnico de cada etapa. As decisões da Comissão Organizadora não são passíveis de recurso.

 

MODALIDADES

MARATONA AQUÁTICAREGRAS GERAIS:

- É obrigatório o cumprimento do percurso pré-estabelecido bem como do tempo limite de prova previsto, ambos os casos passiveis de desclassificação.

- É obrigatório o uso do CHIP de cronometragem devidamente instalado para entrar na área de largada das provas.

- O uso de roupa de Borracha - wetsuits será permitido, observada a temperatura da agua segundo orientação da FINA

* OBRIGATÓRIO – Caso a temperatura da agua esteja abaixo de 17°C

* OPCIONAL – Caso a temperatura da agua esteja entre 18°C e 24°C

* PROIBIDO – Caso a temperatura da agua esteja acima de 25°C

A confirmação da condição para uso de roupa será definida no Congresso Técnico que antecede cada etapa especificamente.

 

CAPITULO VII - DAS PROVAS - MARATONA AQUÁTICA

Art.14º As provas de Maratona aquática do Circuito Mares são classificadas em:

START – Prova com distâncias que podem variar entre 400m e 800m a se definir pela comissão organizadora. Esta prova tem caráter de participação, estimulando a iniciação em travessias com conforto e segurança. Está liberado o acompanhamento por técnico e atletas com experiência e terá uma estrutura de segurança diferenciada para essa largada oferecida pela organização.

SHORT – Provas com distâncias que podem variar entre 800m e 1500m a se definir pela comissão organizadora.

MARATHON - Provas com distâncias que podem variar entre 1500m e 3000m a se definir pela comissão organizadora.

CHALLENGE - Provas com distâncias que podem variar entre 3000m e 12000m a se definir pela comissão organizadora.

§ 1o A classificação das provas e acúmulos de pontuação (ranking) serão feitas de forma independentes por provas.

 

Art.15º O Circuito Mares 2019/2020 será disputado em 5 etapas definidas pela organização conforme parcerias com as Prefeituras. A premiação do ranking Temporada 2019 / 2020 será realizada durante o Casa Mares da I Etapa da Temporada seguinte.

Art.16º A forma de disputa das provas permitirá que as distâncias sejam cumpridas no formato de circuito ou percurso, utilizando bóias e (ou) embarcações para cumprimento da distância e do trajeto.

 

§ 1º O Árbitro Geral definirá um tempo limite para classificação e duração das provas, durante o Congresso Técnico da etapa.

 

§ 2º Somente serão permitidas no perímetro da prova embarcações da arbitragem ou devidamente autorizadas pelo Árbitro Geral ou Organização.

 

CAPITULO VIII - DAS CATEGORIAS - MARATONA AQUÁTICA

Art.17o As categorias em disputa nas provas SHORT e MARATHON seguem tabela de faixa etária abaixo.

*Será considerada a idade do atleta em 31/12/2019.

INFANTIL até 13 MASCULINO / FEMININO

JUVENIL   14a16 MASCULINO / FEMININO
JUNIOR     17a19 MASCULINO / FEMININO
SENIOR     20a24 MASCULINO / FEMININO
MASTER A 25a29 MASCULINO / FEMININO
MASTER B 30a34 MASCULINO / FEMININO
MASTER C 35a39 MASCULINO / FEMININO
MASTER D 40a44 MASCULINO / FEMININO
MASTER E 45a49 MASCULINO / FEMININO
MASTER F 50a54 MASCULINO / FEMININO
MASTER G 55a59 MASCULINO / FEMININO
MASTER H 60a64 MASCULINO / FEMININO
MASTER  I  65 acima FEMININO
MASTER I 65A69 MASCULINO
MASTER J 70 acima MASCULINO

PPD        GERAL  MASCULINO/FEMININO

Art. 18º As categorias válidas para ranking na prova Challenge serão:

*Será considerada a idade do atleta em 31/12/2019.

SENIOR Até 29 MASCULINO / FEMININO

MASTER B 30a34 MASCULINO / FEMININO

MASTER C 35 a 39 MASCULINO / FEMININO

MASTER D 40a44 MASCULINO / FEMININO

MASTER E 45a49 MASCULINO / FEMININO

MASTER E 50a54 MASCULINO / FEMININO

MASTER G 55a59 MASCULINO / FEMININO

MASTER H 60 acima MASCULINO / FEMININO

Art. 19º A prova START tem caráter não competitivo com premiação FINISHER à todos os participantes. Todo atleta que finalizar a prova acumula 5 pontos para sua equipe. Não haverá Premiação de Ranking Atleta para prova START.

§ 1º O atleta poderá participar das provas que lhe convier em cada etapa do Circuito Mares acumulando pontos no ranking do circuito nas provas que concluir dentro do regulamento.

§ 2º As provas Challenge poderão ser realizadas simultaneamente as provas das demais distâncias cabendo ao atleta avaliar sua participação quanto à soma de pontos nos campeonatos Short e Marathon caso esteja concorrendo em alguma dessas provas.

 

CAPITULO IX - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO - MARATONA AQUÁTICA

Art. 20º A classificação individual será efetuada separadamente por cada prova, Short / Marathon / Challenge, realizada na etapa, separando feminino e masculino, conforme categorias do Capítulo VIII.

 

Art. 21º A contagem de pontos será individual por etapa somando pontos para a classificação do ranking da temporada por categoria estabelecida. Por equipes serão computados o total de pontos de todos os participantes da equipe em cada prova e etapa para classificação na temporada (soma das 5 etapas).

 

§ 1º A prova CHALLENGE terá classificação geral masculino e geral feminino para os 5 primeiros colocados e classificação por faixa etária para os 3 primeiros colocados. Os atletas premiados no geral terão premiação diferenciada na etapa e saem da premiação por categoria, porém levam consigo a pontuação na categoria (faixa etária) para efeito de ranking. Os atletas classificados no Top 5 recebem também pontuação extra pelo resultado no geral somando: 1oColocado = 20 pontos / 2o Colocado = 15 pontos / 3o Colocado = 10pontos / 4o Colocado = 8 pontos / 5o Colocado = 6 pontos; além da pontuação na categoria/faixa etária. Não haverá Premiação para o Ranking Geral.

 

Art. 22º Serão utilizados duas formas de apuração dos resultados, Chip e manual. O critério para apurar a classificação durante a chegada das provas será determinado pelos juízes de chegada, e será apresentado durante o congresso técnico e pelo Árbitro Geral.

Art. 23º Para a contagem de pontos individuais serão computados os pontos correspondentes à colocação de cada prova:

Colocação / Pontos
1º lugar / 50 pontos
2º lugar / 45 pontos
3º lugar / 40 pontos
4º lugar / 36 pontos
5º lugar / 32 pontos
6º lugar / 30 pontos
7º lugar / 28 pontos
8º lugar / 26 pontos
9º lugar / 24 pontos
10º lugar / 22 pontos
11º lugar / 20 pontos
12º lugar / 18 pontos
13º lugar / 16 pontos
14º lugar / 14 pontos
15º lugar / 12 pontos
16º lugar / 10 pontos
17º lugar / 8 pontos
18º lugar / 6 Pontos
19º lugar / 4 Pontos
20º lugar / 2 Pontos
21º lugar em diante 1 ponto

§ 1º Os pontos conquistados na etapa por cada atleta serão transferidos para a classificação final do Campeonato.

§ 2º Não haverá descarte de resultados ou de prova não disputada/participada.

§ 3º Para participar da premiação do Ranking Temporada 2019/2020 o atleta deverá somar a participação em pelo menos 3 etapas do Circuito na prova disputada.

§ 4º O atleta que participar de todas as 5 etapas classificatórias do Campeonato, completando as provas sem nenhuma penalização, conquistará para si 20 pontos de bonificação no ranking final da Prova.

 

§ 5º Para a contagem de pontos e classificação por equipes será feita a somatória dos pontos dos atletas nas etapas. As equipes em cada etapa somarão pontos para Ranking de Equipes e serão premiadas no final da temporada em disputa direta com equipes de todas as provas do evento.

 

§ 6º Se, por motivo de segurança, a prova for interrompida mesmo após a conclusão de determinados atletas, os demais serão classificados conforme a posição que se encontravam no momento da interrupção. Caso não seja possível a apuração das colocações todos os atletas participantes somaram o mesmo numero de pontos, essa pontuação será determinada pela comissão.

 

Art. 24º Em caso de empate na classificação individual e coletiva será observado o seguinte critério de desempate: 1º - confronto direto entre ambos; 2º - maior numero de participações no campeonato; 3º - vencedor da última etapa entre ambos; 4° - atleta com maior idade.

 

CAPITULO X - DA PREMIAÇÃO - MARATONA AQUÁTICA

Art. 25º Todo atleta ao completar a prova receberá uma medalha de participação.

 

§ 1º Para recebimento da medalha é obrigatório que o atleta devolva o chip de cronometragem.

§ 2º A não devolução do chip de cronometragem acarretará em uma multa no valor de R$ 100,00 a ser paga pelo atleta ao final do evento, vetando a participação do atleta e equipe correspondente em outras etapas do Circuito Mares até a quitação do débito.

 

Art. 26º A premiação por etapa obedecerá ao seguinte formato:

Short - Premiação dos três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria da prova.
Marathon - Premiação dos três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria da prova.

Challenge - Premiação dos cinco primeiros colocados no geral masculino e feminino na prova e premiação para os 3 primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria da prova. Start - Premiação Finisher a todos que completarem a prova.

 

Art. 27º A premiação do Rank Atleta obedecerá ao seguinte formato:
Short - Premiação dos cinco primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria da prova.
Marathon - Premiação dos cinco primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria da prova.
Challenge - Premiação dos cinco primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria da prova. (Não haverá premiação no geral)

 

Art. 28º A premiação do Rank Equipe obedecerá ao seguinte formato:
Premiação das cinco primeiras equipes considerando a somatória de pontos obtidos em todas as participações de seus integrantes durante a temporada.

Art. 29º Será obrigatória a presença do atleta ou a equipe premiada durante as solenidades de entrega de premiação do Circuito Mares ou de pelo menos um representante, perdendo-se o direito a premiação em caso de ausência.

 

AQUATHLON
 

CAPITULO XI - DAS PROVAS - AQUATHLON

Art. 30º As provas de Aquathlon Circuito Mares serão disputadas em percurso de Natação e Corrida e terão distâncias definidas para cada etapa de acordo com as características do local de sua realização e poderão ser disputadas nas categorias: INDIVIDUAL e REVEZAMENTO

INDIVIDUAL – Masculino / Feminino – Cada atleta deve cumprir as distâncias de Natação e Corrida.
REVEZAMENTO – Masculino / Feminino / Misto – Em duplas, um atleta cumpre a distância da Natação e na área de transição, determinada pela organização, transfere a prova para o segundo atleta que cumprirá a distância de Corrida.

 

Art.31º REGRAS GERAIS:
- É permitido o uso de roupa de neoprene/wetsuit, macaquinhos e maiôs com zíper.
- É obrigatório o uso de tênis para corrida.
- É proibido correr com o tronco nu.
- É obrigatório o uso do numeral de peito visível na frente do corpo e marcado no braço.
- O revezamento dos atletas se dá com a passagem do chip de cronometragem dentro da área determinada pela organização.
- Cada atleta deve apresentar seu material de prova na área de transição dentro do horário pré-estabelecido pela organização em recipiente próprio, bolsa ou caixa organizadora. A entrega e retirada desse material só poderá ser feita pelo próprio atleta identificado pelo seu numeral.

 

Art.32º A forma de disputa das provas permitirá que as distâncias sejam cumpridas no formato de circuito ou percurso, utilizando bóias e (ou) embarcações para cumprimento da distância e do trajeto na natação e corrida na praia, ruas ou trilhas de acordo com as características do local.

§ 1º O Árbitro Geral definirá um tempo limite para classificação e duração das provas, durante o Congresso Técnico da etapa.

 

§ 2º Somente serão permitidas no perímetro da prova embarcações e veículos da arbitragem ou devidamente autorizadas pelo Árbitro Geral ou Organização.

 

CAPITULO XII - DAS CATEGORIAS - AQUATHLON

 

Art.33º As provas de Aquathlon serão divididas nas seguintes categorias:

AQUATHLON REVEZAMENTO MASCULINO - Absoluto

AQUATHLON REVEZAMENTO FEMININO – Absoluto

AQUATHLON REVEZAMENTO MISTO – Absoluto

AQUATHLON MASCULINO e AQUATHLON FEMININO categorias por faixa etária:

*Será considerada a idade do atleta em 31/12/2019.

 

SENIOR Até 29 MASCULINO / FEMININO

MASTER B 30 a 34 MASCULINO / FEMININO

MASTER C 35 a 39 MASCULINO / FEMININO

MASTER D 40 a 44 MASCULINO / FEMININO

MASTER E 45 a 49 MASCULINO / FEMININO

MASTER F 50 a 54 MASCULINO / FEMININO

MASTER G 55 acima MASCULINO / FEMININO

CAPITULO XIII - DA PREMIAÇÃO - AQUATHLON

Art.34º Todo atleta ao completar a prova receberá uma medalha de participação.

 

§ 1º Para recebimento da medalha é obrigatório que o atleta devolva o chip de cronometragem.

§ 2º A não devolução do chip de cronometragem acarretará em uma multa no valor de R$ 100,00 a ser paga pelo atleta ao final do evento, vetando a participação do atleta e equipe correspondente em outras etapas do Circuito Mares até a quitação do débito.

 

Art.35º A premiação por categoria/prova obedecerá ao seguinte formato:

AQUATHLON MASCULINO - Troféus 5 primeiros no geral e 3 primeiros atletas por categoria.

AQUATHLON FEMININO - Troféus 5 primeiras no geral e 3 primeiras atletas por categoria.

AQUATHLON REVEZAMENTO MASCULINO – Troféus às 3 primeiras equipes no geral.

AQUATHLON REVEZAMENTO FEMININO – Troféus às 3 primeiras equipes no geral.

AQUATHLON REVEZAMENTO MISTO – Troféus às 3 primeiras equipes no geral.

Art.36º Será obrigatória a presença do atleta ou a equipe premiada durante as solenidades de entrega de premiação do Circuito Mares ou de pelo menos um representante, perdendo-se o direito a premiação em caso de ausência.

CAPITULO XIV - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO - AQUATHLON

Art.37º A classificação individual será efetuada separadamente por cada categoria separando feminino e masculino, conforme categorias do Capítulo XII.

 

Art.38º A contagem de pontos será individual por etapa somando pontos para a classificação do ranking da temporada por categoria estabelecida.

 

§ 1º As provas AQUATHLON terão classificação geral masculino e geral feminino para os 5 primeiros colocados e classificação por faixa etária para os 3 primeiros colocados. Os atletas premiados no geral terão premiação diferenciada na etapa e saem da premiação por categoria, porém levam consigo a pontuação na categoria (faixa etária) para efeito de ranking.

Os atletas classificados no Top 5 recebem também pontuação extra pelo resultado no geral somando: 1oColocado = 20 pontos / 2o Colocado = 15 pontos / 3o Colocado = 10pontos / 4o Colocado = 8 pontos / 5o Colocado = 6 pontos; além da pontuação na categoria/faixa etária. Não haverá Premiação para o Ranking Geral.

§ 2º Por equipes serão computados o total de pontos de todos os participantes da equipe em cada prova e etapa para classificação na temporada (soma das 5 etapas).

 

Art. 39º Serão utilizados duas formas de apuração dos resultados, Chip e manual.

Art. 40º Para a contagem de pontos, categorias Individual e Revezamentos, serão computados os pontos correspondentes à colocação de cada prova:

Colocação / Pontos
1
º lugar / 50 pontos
2
º lugar / 45 pontos
3
º lugar / 40 pontos
4
º lugar / 36 pontos
5
º lugar / 32 pontos
6
º lugar / 30 pontos
7
º lugar / 28 pontos
8
º lugar / 26 pontos
9
º lugar / 24 pontos
10
º lugar / 22 pontos
11
º lugar / 20 pontos
12
º lugar / 18 pontos
13
º lugar / 16 pontos
14
º lugar / 14 pontos
15
º lugar / 12 pontos
16
º lugar / 10 pontos
17
º lugar / 8 pontos
18
º lugar / 6 Pontos
19
º lugar / 4 Pontos
20
º lugar / 2 Pontos
21
º lugar em diante 1 ponto

 

§ 1º Os pontos conquistados na etapa por cada atleta, Individual / Revezamento serão transferidos para a classificação final do Campeonato.

§ 2º Não haverá descarte de resultados ou de prova não disputada/participada.

§ 3º Para participar da premiação do Ranking Temporada 2019/2020 o atleta Individual / Revezamento, deverá somar a participação em pelo menos 3 etapas do Circuito.

§ 4º O atleta Individual / Revezamento que participar de todas as etapas do Campeonato, completando as provas sem nenhuma penalização, conquistará para si 20 pontos de bonificação no ranking final da Prova.

 

§ 5º Para a contagem de pontos e classificação por equipes será feita a somatória dos pontos dos atletas nas etapas. As equipes em cada etapa somarão pontos para Ranking de Equipes e serão premiadas no final da temporada em disputa direta com equipes de todas as provas do evento.

§ 6º Se, por motivo de segurança, a prova for interrompida mesmo após a conclusão de determinados atletas, os demais serão classificados conforme a posição que se encontravam no momento da interrupção. Caso não seja possível a apuração das colocações todos os atletas participantes somaram o mesmo numero de pontos, essa pontuação será determinada pela comissão.

§ 7º Haverá somatória de pontos para ranking das provas de revezamento. As duplas de revezamento, para participar do Rank, deverão ter a mesma formação de atletas em todas as etapas disputadas. Duplas que variaram a sua formação acumulam pontos em Equipes de Revezamento distintas.

Art. 41º Em caso de empate na classificação individual e coletiva será observado o seguinte critério de desempate:

1º - confronto direto entre ambos; 2º - maior numero de participações no campeonato; 3º - vencedor da última etapa entre ambos; 4° - atleta com maior idade.

CORRIDA

CAPITULO XV - DAS PROVAS - CORRIDA

 

Art. 42º As provas de CORRIDA Circuito Mares poderão ser disputadas em percurso de piso misto, rústico ou duro, e terão distâncias definidas para cada etapa de acordo com as características do local de sua realização. Serão disputadas nas categorias: GERAL MASCULINO e GERAL

 

FEMININO

Art.43º REGRAS GERAIS:

- É obrigatório o uso de tênis para corrida.
- É proibido correr com o tronco nu.
- É obrigatório o uso do numeral de peito visível na frente do corpo.
- As largadas serão realizadas em bloco único ou em um bloco masculino e outro feminino em área e horário determinado pela organização.
- O percurso poderá ser cumprido em corrida ou caminhada.
- Haverá pontos de controle de passagem dos atletas no percurso para garantir que seja cumprido o percurso em sua totalidade.

 

Art.44º A forma de disputa das provas permitirá que as distâncias sejam cumpridas em trajeto com piso variado, podendo ser: asfalto; areia de praia; calçamento; trilhas; obstáculos naturais; de acordo com as características do local.

 

CAPITULO XVI - DAS CATEGORIAS - CORRIDA

 

Art.45º As provas de CORRIDA serão divididas nas seguintes categorias:

GERAL MASCULINO - Absoluto GERAL FEMININO – Absoluto

 

§ 1º Não haverá premiação por categorias de faixa etária nas provas de Corrida.

 

CAPITULO XVII - DA PREMIAÇÃO - CORRIDA

Art.46º Todo atleta ao completar a prova receberá uma medalha de participação.

 

Art.47º A premiação da prova obedecerá ao seguinte formato:

GERAL MASCULINO - Troféus aos 5 primeiros atletas masculino. GERAL FEMININO - Troféus aos 5 primeiros atletas feminino.

 

Art.48º Será obrigatória a presença do atleta ou a equipe premiada durante as solenidades de entrega de premiação do Circuito Mares ou de pelo menos um representante, perdendo-se o direito a premiação em caso de ausência.

CAPITULO XVIII - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO - CORRIDA

 

Art.49º A classificação individual será efetuada separadamente por categoria separando conforme categorias do Capítulo XVI.

Art.50º A contagem de pontos será individual por etapa somando pontos para a classificação de Ranking de Corrida. Por equipes serão computados o total de pontos de todos os participantes da equipe na prova para classificação na temporada (soma das 5 etapas).

 

Art. 51º Serão utilizados duas formas de apuração dos resultados, Chip e manual.

 

Art. 52º Para a contagem de pontos individuais serão computados os pontos correspondentes à colocação de cada prova:

Colocação / Pontos
1
º lugar / 50 pontos
2
º lugar / 45 pontos
3
º lugar / 40 pontos
4
º lugar / 36 pontos
5
º lugar / 32 pontos
6
º lugar / 30 pontos
7
º lugar / 28 pontos
8
º lugar / 26 pontos
9
º lugar / 24 pontos
10
º lugar / 22 pontos
11
º lugar / 20 pontos
12
º lugar / 18 pontos
13
º lugar / 16 pontos
14
º lugar / 14 pontos
15
º lugar / 12 pontos
16
º lugar / 10 pontos
17
º lugar / 8 pontos
18
º lugar / 6 Pontos
19
º lugar / 4 Pontos
20
º lugar / 2 Pontos
21
º lugar em diante 1 ponto

 

§ 1º Os pontos conquistados na etapa por cada atleta serão transferidos para a classificação final do Campeonato.

 

§ 2º Não haverá descarte de resultados ou de prova não disputada/participada.

 

§ 3º Para participar da premiação do Ranking o atleta deverá somar a participação em pelo menos 3 etapas do Circuito na prova disputada.

 

§ 4º O atleta que participar de todas as 5 etapas classificatórias do Campeonato, completando as provas sem nenhuma penalização, conquistará para si 20 pontos de bonificação no ranking final da Prova.

 

§ 5º Para a contagem de pontos e classificação por equipes será feita a somatória dos pontos dos atletas nas etapas. As equipes em cada etapa somarão pontos para Ranking de Equipes e serão premiadas no final da temporada em disputa direta com equipes das demais provas do evento.

§ 6º Serão premiados ao final da temporada os 5 melhores atletas GERAL FEMININO e GERAL MASCULINO

 

Art. 53º Em caso de empate na classificação individual e coletiva será observado o seguinte critério de desempate: 1º - confronto direto entre ambos; 2º - maior numero de participações no campeonato; 3º - vencedor da última etapa entre ambos; 4° - atleta com maior idade.

 

CORRIDA KIDS

Art. 54º As provas de CORRIDA KIDS Circuito Mares poderão ser disputadas em percurso de piso misto, rústico ou duro, e terão distâncias definidas para cada etapa de acordo com as características do local de sua realização.

 

Art.55º As provas de Corrida Kids tem caráter de fomento à pratica de esporte e participação não sendo estimulada portanto características de desempenho e competição.

 

CAPITULO XVI - DAS CATEGORIAS

Art.56º As provas de CORRIDA KIDS serão divididas nas seguintes categorias:

KIDS 100 – Prova de 100m – Crianças até 6 anos KIDS 200 – Prova de 200m – Crianças de 7 a 13 anos

§ 1º Não haverá premiação por categorias nas provas de Corrida Kids.

 

 

CAPITULO XVII - DA PREMIAÇÃO

Art.57º Todo atleta ao completar a prova receberá uma medalha FINISHER de participação.

Comissão Organizadora do Circuito Mares

Regulamento

para Download
(Clique na caixa vermelha) 

© Circuito Mares   Brasil   contato@circuitomares.com.br